
Futebol Holandês encerra a época devido ao Covid-19
Reflexo da pandemia do Covid-19, o futebol está parado em quase todo mundo, incluindo o futebol holandês.
Por isso, na última sexta-feira (25 de abril de 2020) a temporada do campeonato holandês foi dada como encerrada.
Isso porque o governo da Holanda proibiu qualquer evento que tenha aglomerações até o dia 1º de setembro de 2020.
Nesse caso, o futebol também entra na categoria de aglomeração mesmo com a possibilidade de portões fechados, já que mobiliza polícia, possíveis torcedores nos arredores dos estádios, imprensa, etc.
E diante da decisão do Governo, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou oficialmente o encerramento da temporada 2019/2020.
Em comunicado oficial, a KNVB afirmou:
“O fato de que os eventos sujeitos à licença permanecerão proibidos até 1º de setembro deixa tudo mais claro. Até lá, nenhum futebol profissional será jogado, nem mesmo sem um público. Como resultado disso, a KNVB, que trata formalmente deste assunto, tem a intenção de não disputar mais o campeonato de 2019-2020”.
Agora a decisão será discutida em reuniões entre os representantes da Eredivisie (1ª divisão holandesa) e a UEFA, que gere as competições europeias.
“Com base na decisão de hoje do governo, a KNVB entrará em consulta com a Uefa, e depois disso uma decisão será tomada. Na sexta-feira, os clubes e outras partes envolvidas se reúnem para discutir as consequências”, acrescenta a nota da Federação Holandesa.
Federação Holandesa x UEFA

Entretanto, tal decisão vai na contramão do que a UEFA tem pregado até agora, que é o de terminar a temporada atual, inclusive ameaçando a não entrada de equipes em que os campeonatos forem encerrados precocemente.
Em relação ao futebol holandês, a competição está a 8 rodadas de seu fim e tem até agora Ajax e Az Alkmaar nas duas primeiras competições.
Nesse sentido, com o fim da temporada, não haverá nenhum campeão, e o posicionamento das equipes até agora será apenas para as competições europeias.
Sendo assim, Ajax, Az Alkmaar, Feyenoord, PSV e Willem II representariam a Holanda nas competições europeias, caso a UEFA permita.
Isso porque segundo o ranking de coeficiente por país da UEFA, o futebol holandês está na 9ª colocação.
Outros impactos no futebol holandês

(Photo by ANP Sport via Getty Images)
Além disso, outras questões estão implicadas nesse encerramento precoce do futebol holandês.
A primeira delas é no rebaixamento, já que a proposta apresentada pela Federação Holandesa é a de não haver rebaixamento nessa temporada.
Com isso, nenhuma equipe será rebaixada nem da primeira e nem da segunda divisão holandesa.
Entretanto, nenhuma equipe subirá de divisão.
Outro impacto é na Copa da Holanda, que paralisou na final entre Utrecht e Feyenoord.
Contudo, a Federação Holandesa ainda não se pronunciou sobre esse campeonato.