
Ligue 1 está encerrada e PSG é declarado campeão!
Na ultima quinta-feira, 30 de abril de 2020, a Federação Francesa oficializou o PSG como campeão da Ligue 1 na temporada 2019/2020.
Anteriormente o Primeiro Ministro da França, Edouard Philippe, já tinha proibido qualquer eventos esportivos até o dia 1º de setembro.
Isso porque a situação do Covid-19 afetou severamente a França, levando o Governo a proibir aglomerações com mais de 5 mil pessoas até setembro de 2020.
Entretanto, a Federação Francesa ainda não tinha confirmado a decisão, o que ocorreu nesta quinta-feira, 30.
Ligue 1 define destino das equipes na temporada

Com a confirmação da Federação Francesa sobre o fim da Ligue 1, a principal notícia é a de que o PSG é o campeão da atual temporada.
Isso porque o critério adotado pela Federação foi o uso de uma média entre os pontos e as partidas disputadas por cada equipe, como forma de definir a classificação final.
Tal medida foi anunciada como forma de definição de vagas em competições europeias e rebaixamento.
Com isso a tabela foi congelada em 28 rodadas, ou seja, faltando 10 jogos para o encerramento da competição, com exceção de PSG e Strasbourg, que tem um confronto adiado entre eles, mas que não prejudicaria em nada a classificação final nos moldes em que foi definido pela Federação Francesa.
Nesse sentido, além do campeão PSG, Olympique de Marselha e Rennes vão para a Champions League.
Já na Europa League, o 4º lugar Lille fica com a vaga e as equipes do Nice, 5º, e Reims, 6º, que aguardam decisões das Ligas para saberem se também vão para a competição europeia na próxima temporada.
Isso porque a Copa da França e a Copa da Liga ainda precisam de definição.
Por fim, Toulouse e Amiens foram rebaixados, e as equipes do Lorient e Lens subiram para a primeira divisão.
Quem se beneficiou com a decisão foi o 18º lugar Nimes, que não precisará disputar os play-offs contra o rebaixamento e se mantém na Ligue 1.
PSG busca alternativas caso Champions League continue

Já classificado para as quartas de final da Champions League, após eliminar o Borussia Dortmund, o PSG já sabe que caso a competição volte, não poderá jogar em casa.
Com isso, o presidente da equipe, Nasser Al Khelaifi, avaliou a possibilidade de equipe jogar no exterior:
É claro que respeitamos a decisão do governo francês, mas planejamos competir na Liga dos Campeões em acordo com a Uefa, onde e quando ela acontecer. Se não for possível jogar na França, nós jogaremos no exterior, sujeitos às melhores condições para nossos jogadores e à segurança de todos os nossos funcionários
Outra equipe francesa que segue viva na Champions, o Lyon ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Vale lembrar que venceu por 1 a 0 o jogo de ida, em casa, contra a Juventus, e depende apenas do empate para avançar às quartas.