City Football Group quer o mundo

Você sabia que equipes como Manchester City e New York City pertencem à City Football Group?!

Mas quem eles são? Bem, a City Group é uma empresa criada para supervisionar e administrar uma rede de clubes e diversas áreas dentro do Futebol.

Além disso, a empresa tem como matriz a Abu Dhabi United Group, criada pelo Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan com o objetivo de facilitar a compra do Manchester City.

Sheik ligado ao Manchester City é responsável pela criação da Abu Dhabi United Group

No entanto, a marca criada para servir ao Manchester City acabou sendo expandida e hoje possui direitos econômicos de vários clubes ao redor do mundo.

E hoje o City Football Group já possui direitos econômicos de ao menos 10 equipes.

Seria esse um possível império, assim como a Red Bull tem feito?

City Football Group para além do Manchester City

Apesar de Manchester City ser carro chefe, City Group está construindo um império no futebol mundial

Como já falamos anteriormente, apesar de ter o Manchester City como objetivo inicial, a City Football Group hoje está presente em vários continentes.

E em seu site, afirma que opera um total de 24 equipes entre futebol masculino, feminino e categorias de base.

Além do Manchester City, a empresa detém ainda os direitos econômicos do Girona (ESP), clube que é uma espécie de filial do clube inglês.

E em 2020 a City Group comprou o Lommel SK (BEL), equipe da segunda divisão belga.

Já na América, a equipe tem 80% dos direitos econômicos do New York City (EUA) e 100% do Montevideu City Torque (URU).

Equipe da MLS já teve jogadores famosos como David Silva e Andrea Pirlo

Além do Guayaquil City Fútbol Club (EQU), comprado em 2017 pela empresa com matriz em Abu Dhabi e que disputa a primeira divisão equatoriana.

Na Oceania a empresa detém 100% dos direitos econômicos do Melbourne City (AUS), comprado em 2014.

Equipe australiana é mais uma ligada ao City Football Group

Vale lembrar que a equipe joga na 1ª divisão da Austrália.

Por fim, é na Ásia onde a City Football Group mais equipes.

A primeira delas é o Mumbai City (IND), equipe indiana que a empresa detém 65% das ações.

Mumbai City é uma das representantes do City Group na Ásia

Além disso o City Group detém 33,3% dos direitos econômicos do Sichuan Jiuniu (CHI), equipe que joga na segunda divisão da China.

E ainda possui 20% das ações do Yokohama Marinos (JAP), com os outros 80% pertencentes à Nissan.

Entretanto, em relação ao Yokohama Marinos, o City Football Group ainda não exerce grande influência, já que a equipe tem um acionista majoritário.

Other Articles

Leave a Reply