Apostas de Futebol com Betway

Raffael Caetano: o brasileiro que é ídolo na Alemanha

Com a volta da Bundesliga, o mundo se voltou para o futebol alemão… E um dos jogadores mais respeitados por lá é o brasileiro Raffael Caetano de Araújo.

Atual jogador do Borussia Mönchengladbach desde 2013, Raffael é peça importante na campanha da equipe que busca vaga na próxima Champions League.

Nascido em 28 de março de 1985, em Fortaleza (Ceará), Raffael fez toda sua carreira profissional na Europa e por onde passou foi muito bem.

Atualmente com 35 anos, o atacante do Borussia Mönchengladbach já passou por equipes como Chiasso (SUI), FC Zurich (SUI), Hertha Berlin (ALE), Dínamo Kiev (UCR), Schalke 04 (ALE).

E em sua carreira Raffael tem 547 partidas disputadas com 187 gols marcados e 96 assistências.

Dessas, 378 partidas foram disputadas por clubes alemães, com 112 gols marcados e 72 assistências.

Além disso, Raffael já conquistou dois campeonatos suíços pelo FC Zurich (2005/2006 e 2006/2007) e ainda foi campeão da Bundesliga 2 pelo Hertha Berlin (2010/2011).

Importância da Raffael na Alemanha

Foto: Acervo Pessoal/Instagram – Com passagens por Hertha Berlim, Schalke 04 e Borussia M’Gladbach, Raffael é muito conhecido no futebol alemão

Apesar de não ter atuado profissionalmente no Brasil, Raffael ainda nutre um sentimento especial pelo país.

Entretanto, foi na Alemanha que ganhou maior reconhecimento, sendo idolatrado por lá devido a sua história no Hertha Berlin e Borussia Mönchengladbach.

No Hertha Berlin, Raffael chegou em 2008 e foi peça importante no título da Bundesliga 2 conquistado na temporada 2010/2011.

Além disso, disputou uma Liga Europa e uma Taça UEFA pela equipe que deixou apenas em 2012, quando foi vendido para o Dínamo Kiev.

Já no Borussia Mönchengladbach, Raffael foi contratado em 2013 e foi parte do processo de renascimento do clube, que começou em 2010.

Com 72 gols marcados até o momento, o brasileiro é o 10º maior artilheiro da história do clube e por isso se tornou idolatrado pela equipe, sendo um dos jogadores mais importantes da história atual do M’Gladbach.

E devido a esse sucesso do brasileiro, fizemos uma entrevista exclusiva com Raffael, brasileiro e jogador do Borussia Mönchengladbach.

Entrevista exclusiva com Raffael Caetano

Foto: Acervo Pessoal/Instagram – Raffael durante treinamentos pelo Borussia Mönchengladbach

Sobre a pandemia da Covid-19, como foi o processo de controle do Governo Alemão entre a pausa e a volta da Bundesliga?

Raffael: O controle foi rígido por parte do Governo, éramos orientados praticamente todos os dias aqui.

Bem, a Bundesliga foi a primeira grande liga europeia a retomar o futebol. O que foi determinante para essa volta já no dia 16 de maio?

Raffael: Acho que foi a forma de como o país teve controle sob a pandemia. Isso ajudou muito com o retorno do futebol por aqui.

Como foi o período de treinamentos em meio ao medo do Covid-19?

Raffael: Foi tenso, pois treinávamos em grupos pequenos e em separado, e ainda tinha um certo receio de alguém estar contaminado.

Planos de carreira

Foto: Acervo Pessoal/Instagram – Ídolo de Borussia Monchengladbach e Hertha Berlin, Raffael ainda pretende jogar pelo Ceará, time do coração

Agora falando sobre a sua carreira, você fez toda ela fora do Brasil. Sente saudades do país?

Raffael: Sinto saudades de algumas coisas como o clima, minha família, amigos e da comida também.

Em relação ao encerramento de sua carreira, você já está no M’Gladbach desde 2013, certo. É aí que pensa em encerrar sua carreira, ou ainda pensa em atuar por algum time aqui no Brasil?

Raffael: Aqui é uma possibilidade de encerrar minha carreira sim, mas também tenho outras pretensões. E se fosse para voltar ao Brasil, penso e gostaria que fosse para o Ceará, time que torço desde criança.

Temporada atual e futebol alemão

Foto: Divulgação Borussia Mönchengladbach – Raffael vibra com boa fase de sua equipe na temporada atual

O Borussia Mönchengladbach tem feito uma campanha muito boa, brigando por Champions League na atual temporada.

Na sua opinião, o que esse plantel tem de diferente que tornou o time tão forte?

Raffael: Acho que nos fortalecemos muito para essa temporada, temos um grupo muito forte e de qualidade, o que é muito positivo.

E para finalizar, vivendo tantos anos na Europa, do que você mais gosta do futebol europeu, principalmente o alemão, onde é ídolo, e que falta no Brasil?

Raffael: Gosto muito da organização na Alemanha, e também de ver que todos os jogos, o time estando bem ou mal, os estádios estão sempre cheios.

E para acompanhar todos os jogos do Borussia Mönchengladbach e da Bundesliga 1 e 2, é só se cadastrar no Bet365, que transmite as partidas ao vivo.

Por fim, aí vai um recado do Raffael diretamente da Alemanha para os fãs do Futebol no Planeta:

Other Articles

Premier League vem aí

Leave a Reply